top of page
Buscar

Até que idade podemos dirigir?


Envelhecimento não significa aposentadoria de guiar o carro! Muito pelo contrário, a prática, desde que tomados os devidos cuidados, é bastante recomendada.

Além disso, dirigir é também uma necessidade para o idoso. Afinal, é um estimulante, tornando-o mais integrado com a sociedade e motivado para a vida.

E o melhor nisso tudo: práticas simples são capazes de garantir todos esses benefícios. E ainda, manter os idosos na direção com segurança por muitos anos.

Fazer exames periódicos, praticar exercícios físicos, reduzir a velocidade, optar por modelos com direção hidráulica e câmbio automático são opções bastante válidas e saudáveis.

Além das condições físicas e emocionais enxergar bem é essencial para quem quer dirigir, pois ajuda a manter a segurança do motorista e de todos os utilizadores das vias públicas.

Segundo Vanderlei Rodrigues, gerente da Oftalmomed, o exame de vista deve ser feito periodicamente, para identificar se existem problemas que precisam ser corrigidos, tais como:

Catarata: A catarata é um problema comum após os 65 anos, diminui a capacidade de enxergar corretamente, aumentando o risco de acidentes, mesmo que exista em apenas um dos olhos.

Glaucoma: O glaucoma provoca a perda de fibras retinianas periféricas, fazendo com que o campo visual fique bastante diminuído. Com isso, aumenta a dificuldade de enxergar objetos que se encontram ao redor do carro, como ciclistas, pedestres ou outros carros.

Presbiopia:

Também conhecida como vista cansada, é frequente após os anos e pode afetar a capacidade de enxergar o que está perto, dificultando a leitura de instruções no painel do carro ou até de alguns sinais de trânsito.

Degeneração da Mácula:

A degeneração da retina é mais comum após os 50 anos e, quando acontece, provoca uma gradual perda de visão que pode se manifestar como o surgimento de uma mancha na região central do campo de visão e distorção da imagem observada.

Retinopatia Diabética

A retinopatia é uma das principais complicações de pessoas com diabetes que não fazem o tratamento indicado pelo médico. Causa a perda rápida da visão e pode, até causar cegueira, se não for tratada. Dessa forma, dependendo do grau da retinopatia, a doença pode impedir definitivamente a pessoa de conduzir.

Para ter prevenção de todas as causas acima, é importantíssimo visitar um Médico Oftalmologista anualmente, as clínicas de olhos Oftalmomed está presente em vários bairros de São Paulo, Venha nos visitar!


Esperamos que a nossa reflexão sobre idosos na direção tenha ajudado você a esclarecer suas dúvidas sobre o assunto. Agora, que tal dividir a sua opinião sobre essa questão? Participe, deixando o seu ponto de vista nos comentários abaixo.


1.044 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page