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Alimentos que Contribuem Para uma Visão Saudável


Não é novidade que uma boa alimentação é imprescindível para o funcionamento saudável do nosso organismo. Não é à toa que a escolha por uma alimentação equilibrada traz incontáveis benefícios como uma melhor qualidade de vida, fortalecimento do sistema imunológico, controle de peso e prevenção de diversas doenças.

Mas você sabia que existem alimentos que estão diretamente ligados a saúde ocular?

Neste artigo listamos alguns alimentos que se destacam por praticar de forma direta benefícios para a visão.


  • 1 - Folhas e verduras verdes

São abundantes em luteína e zeaxantina, antioxidantes que possuem ação anti-inflamatória e cicatrizante. Ajudam a proteger a visão, melhorando a percepção de brilho, favorecendo a visão à distância. Por conterem ácido fólico, estimulam a produção de sangue e previnem a anemia e também são ótimas fontes de carotenoides, que são substâncias que ajudam na saúde dos olhos.

  • Exemplos de folhas e verduras verdes: Couve; Brócolis; Espinafre; Salsa; Rúcula;

  • 2 – Alho e cebola

Muito conhecidos como alguns dos temperos mais usados e saborosos, eles são ricos em vitaminas B, C, cálcio e fósforo. Possuem ação antiviral e antimicrobiana. Outro destaque é que eles auxiliam na diminuir da pressão arterial, o que ajuda indiretamente o surgimento de doenças oculares como o glaucoma e contribuem no controle do colesterol.

  • 3 – Alimentos alaranjados

Ricos em vitamina A e betacaroteno. Esses nutrientes são essenciais em uma alimentação saudável, pois funcionam como antioxidantes que ajudam a proteger a retina. Também auxiliam na saúde da pele e previnem o envelhecimento precoce de outras células.

Uma alimentação com falta de vitamina A pode causar a chamada cegueira noturna, ligada à dificuldade de enxergar a noite, ou em ambientes com pouca luminosidade. A cenoura especificamente é uma ótima fonte de vitamina A e C. Ela também é uma fonte de carotenoides, que são nutrientes que ajudam a retardar o aparecimento de doenças crônicas como glaucoma e catarata.

  • Exemplos de alimentos alaranjados: Cenoura; Abobora; Mamão; Tangerina; Laranja;

  • 4 – Peixe

Incluir peixe em uma alimentação saudável traz inúmeros benefícios, pois são uma ótima fonte de ômega 3, minerais e vitaminas como A, B, D e E, que fazem bem para visão, ajudam na lubrificação dos olhos e mantem a integridade das células da nossa retina. Além disso, melhoram a circulação sanguínea, aumentando a quantidade de oxigênio e nutrientes enviados para as células do olho.

Exemplos de peixes que contêm níveis mais benéficos de Ômega-3:

  • Salmão;

  • Atum;

  • Sardinhas;

  • Truta;

  • 5 – Outros alimentos que fazem bem para a saúde dos olhos:

  • Carnes: possuem zinco, que ajudam na prevenção da cegueira noturna;

  • Cereais e integrais: possui Cobre, substância que impedi a morte de células no fundo do olho e evitam também DMRI – Degeneração Macular Relacionada à Idade;

  • Oleaginosas: ricas em Ômega 3 e contêm um alto nível de Vitamina E, que atua como antioxidante e detém o surgimento de Catarata e Degeneração Macular. Ela está muito presente em frutos secos como: nozes, amendoim, amêndoas, castanha do Pará e castanha de caju.

  • Fígado: ao consumir fígado, você estará ingerindo vitamina A. Substância essencial para a saúde dos olhos, já que estimula a produção de uma proteína que ajuda a diferenciar o claro e o escuro, sendo assim fundamental para a visão noturna.

  • Água: ajuda a manter a hidratação e previne o do olho seco;

Artigo – Contribuição: Unidade: Oftalmomed Santo André - Stefanie da Rocha Jardim


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