top of page
Buscar

7 de maio, dia do Oftalmologista


No dia 7 de maio, comemora-se o Dia do Oftalmologista, o profissional que certamente trata das janelas da alma - os nossos olhos.


Assim sendo, essa data começou a ser comemorado em 1930, no entanto, foi somente em 1986 que se deu por oficializada através da Portaria 398 do Ministério da Saúde.


Com efeito, muitas pessoas conseguem enxergar as belezas ao seu redor, e certamente, graças a um profissional como este.



Mas você sabe como se originou a Oftalmologia?


Essa ciência já era usada no passado pelos antigos povos egípcios. No entanto, a prática teve seu princípio com os gregos.


Registros apontam que Hipócrates, o denominado “pai da medicina” por muitos, já estudava doenças relacionadas à visão de maneira minuciosa. Por outro lado, os babilônicos já faziam cirurgias oculares (1730-1685 a.C.). No entanto, há registros de que o procedimento ocular mais antigo aconteceu a 2.500 a.C, na Índia, quando, por certo, uma cirurgia de catarata foi realizada com gravetos e espinhos.


Diante de tudo, a oftalmologia só foi legalizada como profissão no ano de 1850, sendo assim, o primeiro médico o também físico alemão Hermann Ferdinand Ludwig von Helmholtz. Hermann foi quem trouxe grande avanço para a medicina ocular, trazendo o aparelho chamado de oftalmoscópio com o objetivo de examinar a parte interna do globo ocular.


E no Brasil quem foi o Primeiro Oftalmologista?


No Brasil, o primeiro Oftalmologista foi o Dr. Gama Lobo, que nasceu em 1835, na cidade de Monte Alegre, no Pará. Este realizou em primeira instância uma cirurgia de iredectomia, com o objetivo da cura do glaucoma.


De acordo com Conselho Federal de Medicina de 2018, são mais de 13 mil oftalmologistas que atuam hoje em nosso país. E de cada 100 médicos formados, 3,6 escolhem essa especialidade para sua atuação profissional.


E, é com felicidade que os parabenizamos na data de hoje todos os nossos profissionais Médicos Oftalmologistas que trabalham nas 16 unidades da Oftalmomed da Zona Leste, Grande São Paulo e Zona Sul de SP, e tantos outros excelentes profissionais oftalmologistas espalhados nesse mundo a fora.


“Às vezes é preciso parar e olhar para longe, para podermos enxergar o que está dentro de nós”. - John Kennedy


Parabéns!


Equipe Oftalmomed

(Presidente, Diretoria, Gerente, Administrativo e Recepção).


Esperamos que a nossa reflexão sobre o dia do profissional médico oftalmologista tenha ajudado você a conhecer um pouco mais dessa magnífica profissão. Agora, que tal dividir a sua opinião sobre essa questão?


Participe, deixando o seu ponto de vista nos comentários abaixo.

546 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page